RAÇAS CONSAGRADAS
 
05/11/2014 - 22:45h
SAIBA MAIS SOBRE A RAÇA DO CANARINHO

Raça Canarinho
 
Sempre um criador tem um sonho de ter um bom pássaro desta ou daquela linhagem.Comigo não foi diferente e a raça canarinho foi o motivo.
 
Em conversa no torneio de araçatuba em 2007, com o Silvio de Ourinhos, ficamos sabendo toda a historia desta magnifica raça.Este muito amigo do Osvaldo Delatorre de Avaré, pegou como empréstimo o Batutinha para criação, pois este era um ótimo filho do Batuta, campeão brasileiro clássico e tido por alguns, como um dos melhores curiós de todos os tempos.Com o batutinha e uma femea filha do Presidente, a Maracaí teve uma ninhada de dois machos e uma fêmea. A estes machosse não me engano, foi dado o nome de pirulito, ou apito( o canarinho) e o outro tubarão, que encartou perfeitamente no praia grande clássico e com muita repetição.Este outro, que não cantava, só gritava irritava muito o Silvio, ao ponto de ele coloca-lo com duas femeas em uma mesma gaiola e ainda em um guarda roupa escuro e ainda assim não havia como para-lo.
 
Nas reuniões de domingo em ourinho, onde todos criadores de curió se reuniam, todos brincavam ha muito tempo quando o Valdir ia voltar a criar, e este sempre retribuia a brincadeira, dizendo que somente no dia que ele ganhar um curió.
 
 Não deu  outra, em um destes domingos, quando brincaram com ele o Silvio logo bateu o martelo:Acabou de Ganhar um curió.
 
O Valdir, ao que consta, recebeu bem o presente, e apesar dos gritos do canarinho ficou com ele e adquiriu umas femeas para criar com o próprio.
 
Já como propriedade do Valdir, ficou na casa do seu irmão, e para piorar, após o convivio com canarios belga, pegou parte do canto destes, dai o motivo do seu nome.
 
Todo mundo brincava com o Valdir, e este sempre sorria, e até estava feliz com o presente.Quando preto, após cruzar com três fêmeas a surpresa:
 
Todos os filhos vieram muito repetidores e encartados.surgiu então uma nova raça, a raça de repetição e aprendizado.
 
O seu irmão, Tubarão, manteve também a mesma caracteristica, a passagem de repetição e encartamento aos descendentes, tanto que não se costuma separar a raça tubarão da canarinho, tudo é chamado de Canarinho.
 
São pássaros até valentes, muitos dão retorno, e grande parte dos descendentes tem algumas penas avermelhadas nas asas.
 
Os netos e bisnetos dos canarinhos repetem bastante, salvo raras exceções.Dentre as cruzas principais que dão mais resultados, destacam-se as linhagens de voz como Xodó e Soberano, também Miramar.Uma nova proposta é com a linhagem Dominique, que também mostra ótimos resultados, mas no geral, o resultado é bom com qualquer linhagem.
 
Muitos criadores estão introduzindo  em seus planteis esta raça, não apenas pela repetição, mas pela facilidade de encartamento.
 
com femeas da raça Beira rio (soberano 306 e estrela 011´) apresenta filhos de cores diferentes da preta
 
alguns exemplos de resultados:
 
o campeão do torneio dos campeões maringá, é neto do canarinho com femea da raça soberano.
 
o canarinho de Cascavel do Gilson é o pai deste
 
No criatório alta genética em Bauru, tem um galador muito repetidor, também canarinho com soberano
 
Em Barretos, o maior repetidor é o Canarinho Neto, Canarinho filho com femea da raça do guga, passa cantadas de até 2:40 min
 
Kojak do criatório barretos passa a média de 20 ou mais samaritá=41 cantos e tem um irmão proprio em babiri que chega a 3 minutos de repetição 
 
e muitos outros...
 
Estou contente com o meu, e espero que vc um dia tenha um
 
Abraços
 
 

< voltar

 
 
www.criadourobarradatijuca.com.br - 2017 - Desenvolvimento: